Manual: Como fazer fotos bacanas (e sozinha)

Pra quem não sabe, eu trabalho sozinha no blog. O Isma (meu amigo, parceiro, paixão) faz as fotos dos editoriais mas os looks do dia eu tiro aqui em casa mesmo, só eu, a câmera e a criatividade. Sei que as fotos de look do blog são bem meia boca perto de outros profissionais e maiores, mas é o melhor que consigo fazer sozinha, e olha, pra quem tira foto sozinha até que me surpreendo as vezes. Pensando nessa minha dura vida de ter que fazer essas fotos sem ajuda, resolvi criar esse manual com tudo que aprendi, pra te incentivar a levantar a bunda do sofá e ir tirar fotos boas. Porque sei bem como é, a gente tá enjoada das fotos chatas que posta no insta, tá doida pra trocar a foto de perfil do facebook mas: “ah, não tem quem tire as fotos pra mim.” ah, não sei tirar as fotos sozinha” “ah, mas minha câmera é péssima.” Não, parou, acabou desculpas! Depois desse manual, você só vai precisar jogar a preguiça fora, pegar a câmera e começar a clicar.

Antes de começar, quero contar aqui o que eu uso pra tirar minhas fotos. A minha câmera não é nem semi profissional, é uma cyber shot mega velha que me dá nos nervos porque fica falhando de tanto que caiu no chão. A ideia aqui não é me vitimizar não, é mostrar que até com uma câmera bem trash dá pra fazer fotos bacanas. Então essa desculpa da câmera você não pode mais usar. Além disso eu uso minha criatividade pra poder criar poses, cenas e carões interessantes e uso uns livros como tripé. E agora que já sabem o que vão precisar, bora pras dicas:

1- Iluminação é tudo!

DSC09259

A primeira coisa que aprendi nesses 3 anos blogando (tive outros blogs antes desse) e fotografando looks é que a iluminação faz a foto. A luz é o que dá um ar mais profissional pra foto e deixa ela com aquela cara de que foi tirada em estúdio. Por isso tente fotografar na luz do dia, a luz natural é a melhor luz pras fotos. Se for fotografar ao ar livre, sugiro que nem tente fotografar a noite. A não ser que tenha equipamentos bons de iluminação na sua casa. hahahaha Agora se a foto for em lugar fechado, tipo na sua casa, escolha um lugar onde seja iluminado e onde a luz bata completamente. Não adianta você ficar em um lugar onde metade bate luz e metade tem sombra, a foto vai ficar meio iluminada e meio escura e vai dar ruim. Abajur, lanterna e afins dão uma super ajuda pra iluminar a foto caso a luz da sua casa não for aquelas coisas!

DSC09226

2- Zoom para as fotos de rosto 

Pra tirar asa fotos de rosto eu sempre uso o truque do zoom. E me amem porque vou dividir com vocês hahahah o segredo é dar uns 3 cliques de zoom e segurar a câmera pegando o ângulo que você quiser e tirar a foto com o braço esticado. Essas fotos foram tiradas com esse truque:

DSC09237

DSC09238

Não sei porque, mas acho que as fotos de rosto ficam mais profundas, captam melhor quando dou zoom do que quando tiro normal e corto no editor depois.

3- Não tenha medo de se soltar

DSC09230

As fotos mais legais são as que a gente pira um pouco, sabe? Perde a vergonha e faz mil cara e bocas. Por isso se você é tímida fotografe num lugar onde esteja só você e a câmera. Coloca uma música pra te ajudar a se soltar e vai que vai. Sorria, faz carão, faz careta, seja sensual, seja divertida, seja quem quiser. Com o tempo você vai se adaptando com as expressões e vai percebendo melhor qual pose, qual carão te valoriza mais e aí pode surgir até uma marca registrada nas tuas fotos. O lance é não ter medo de tentar e nem de ousar. E também tente ser espontânea, porque quanto mais forçar pior é. Quando sorrir, pense em algo que de fato te faz sorrir, ou finge estar sorrindo pra alguém. Imaginar cenas na sua mente ajuda muito a deixar tudo mais natural. Se joga que será divertido! E caso não tenha criatividade pras poses ou expressões na foto, busque referências no We<3it, lá sempre tem imagens lindas e inspiradoras.

DSC09234

4- 10 segundos…

DSC09236

O time da câmera é o que me salva nas fotos onde não posso eu mesma clicar, principalmente as que são de corpo inteiro. Eu arrumo alguns dvd’s ou livros empilhados na altura que eu quero, bem na frente de onde vou fotografar (aliás, escolham uma parede branca ou clara, sem muita informação, a não ser que o cenário tenha a ver com a foto), coloco a câmera pra contar 10 segundos antes de tirar a foto, dou aquela corridinha básica, preparo a pose, e tcharan: foto clicada! Claro que é uma correria e as vezes a foto não sai legal, mas com o tempo você pega a prática e começa a ficar boa de primeira.

DSC09229

5- Efeitos e coisas diferentes

DSC09258

Experimente coisas diferentes: seja ângulo, uma pose, um lugar, experimentar é o que vale. Por exemplo, esse efeito nas fotos eu consegui tampando metade da luz do flash. Foi meio sem querer mas amei o resultado. Por isso tente tudo que quiser e puder. Uma hora alguma ideia vai dar certo e será a sua ideia genial!


DSC09257

E aí, anotaram as dicas? Não tem nada demais, são só alguns pontos importantes que eu aprendi com o tempo e quis compartilhar com vocês. Deixem a preguiça de lado e façam fotos lindas, amores. E compartilhem comigo porque quero ver! ❤

fimdepost

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s